sábado, 9 de julho de 2011

CIDADANIA E AÇÃO SOCIAL

Mutirão movimentou zona norte da Capital


Contemplados com exames oftalmológicos escolheram armações de óculos 

A Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros sediou, neste sábado (9), uma ação social que ofereceu a centenas de moradores serviços gratuitos no Bairro Mario Quintana, zona norte da Capital. Promovido pela Associação Raízes do Pampa, o Mutirão Social que totalizou 850 atendimentos contou com a participação da equipe do gabinete do deputado Carlos Gomes (PRB).

O evento realizado com a colaboração voluntária de instituições, entidades e empresas gaúchas prestou atendimentos nas áreas de assistência médica, jurídica, promoção da cidadania e recreação."Geralmente cabe ao cidadão a iniciativa de procurar serviços essenciais oferecidos pelo poder público. Ao fazermos o caminho inverso, levando as instituições até a comunidade, estaremos favorecendo o exercício da cidadania e promovendo a inclusão social, pois abreviamos o tempo e a distância para aquelas pessoas que nem sempre têm recursos para deslocamento ou mesmo a informação necessária para procurar os benefícios", sustentou Carlos Gomes.

A carteira de identidade foi um dos serviços mais procurados, totalizando a confecção de 120 documentos. Durante a ação social, também foram realizados encaminhamentos para exames de mamografia e exames oftalmológicos com doação de 100 óculos de grau; orientações jurídicas nas áreas cível, criminal, trabalhista, família e previdenciária; 90 cortes de cabelo masculino, feminino e infantil. Aproximadamente 450 crianças receberam kits de higienização bucal e puderam participar de atividades com a equipe de recreação do SESC.

Foram preenchidas as 50 vagas disponibilizadas gratuitamente para um curso de rotinas administrativas e 50 pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho fizeram seu cadastro junto a empresas de Recursos Humanos.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa
Foto: Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário