quarta-feira, 13 de julho de 2011

DISTINÇÃO


Assembleia concede Medalha do Mérito Farroupilha
ao presidente da Fecomércio-RS


O presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Sistema Fecomércio-RS), Zildo De Marchi, recebeu, durante solenidade no início da noite desta quarta-feira (13), no Salão Júlio de Castilhos, a Medalha do Mérito Farroupilha. A homenagem, considerada a maior distinção concedida pela Assembleia Legislativa aos cidadãos que desenvolvem trabalhos de destaque, foi proposta pelo deputado Carlos Gomes (PRB) e entregue pelo presidente do Parlamento gaúcho, Adão Villaverde (PT).

Carlos Gomes, Zildo De Marchi e Adão Villaverde

O proponente lembrou a trajetória profissional do homenageado, destacando as características que o transformaram em um grande empresário. “São cinco décadas apostando no valor do trabalho e do esforço coletivo, resistindo aos temporais do mercado, em um oceano onde muitos se lançam, mas poucos se mantêm”, declarou. Gomes destacou também o papel desempenhado na fundação do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado. “Dono de uma profunda paixão por seu trabalho, por sua terra e por sua gente, De Marchi imprime, em tudo o que empenha, o caráter inovador de sua gestão e a valorização do ser humano. A capacidade de diálogo e de mobilização marcou seu nome na história do associativismo gaúcho. Por mais de 40 anos, levou a sua visão e a sua experiência às entidades sindicais e mantém expressiva participação nos grandes debates políticos”, afirmou o deputado.

Antes da entrega da distinção, Villaverde disse que a Casa sentia-se honrada de poder homenagear uma pessoa admirada pelos diversos setores da sociedade gaúcha. “Esta homenagem dignifica e amplifica a Medalha do Mérito Farroupilha, pois estamos diante de um cidadão que é empreendedor por vocacão e é um dirigente de classe que possui o respeito de todo o Estado. Zildo de Marchi nunca deixou de dirigir e trabalhar de forma apaixonada e sempre que esteve neste Parlamento soube mediar de forma respeitosa as questões de interesse de sua classe”, enfatizou o presidente da ALRS.

Ao agradecer a homenagem, emocionado e bem-humorado, De Marchi definiu sua trajetória como um filme. “Sempre trabalhei e sempre acreditei no valor do trabalho, pois me vejo como um trabalhador. Hoje, projeto a minha vida como um filme de ação, daqueles que precisam de um intervalo, para que o público possa chegar ao bar. Ele transcorre em três cenários que sempre andei - o familiar, o empresarial e o associativo, e em todos, as coisas só andaram sob um roteiro, feito com muito amor”, afirmou o empresário, deixando a fórmula como sugestão aos presentes.

Para o homenageado, o associativismo e o sindicalismo cumprem papel insubstituível na sociedade. “Aprendi ao longo da vida que o trabalhador parado é mera potência. O capital parado é apenas um bem. Juntos, sob a regência do empreendedor, eles compõe a sinfonia do progresso, a sonata da civilização, o concerto do desenvolvimento. É assim que habitam os meus sonhos de hoje e de sempre”, acrescentou, agradecendo o recebimento da honraria.

Presenças

Além de familiares e amigos de Zildo De Marchi, prestigiaram a cerimônia o representante da presidência do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco José Moesch; o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o representante do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Vítor José Faccioni; presidente da Junta Comercial do RS, João Vieira, representando o governo do Estado; embaixador Cláudio Lira; deputados estaduais Adroaldo Loureiro (PDT) e Cassiá Carpes (PTB); prefeito de Barão, Cláudio Ferrari; representantes da secretaria de Estado de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, OAB-RS, Fiergs, Confederação Nacional do Comércio, Farsul, Fecomércio-RS, SESC, Senac e outros órgãos e entidades.

Biografia

Natural de Montenegro, Zildo De Marchi começou a trabalhar aos 16 anos. Em 1947, iniciou na Laticínios Lacesa, com 22 anos, controlando o setor de almoxarifado. Aos 31, tornou-se diretor e, aos 43 anos, assumiu o cargo de diretor-presidente, contribuindo para o pioneirismo da empresa, inserindo informações ao consumidor na embalagem dos produtos e incorporando no mercado gaúcho e internacional a tecnologia do saquinho de leite e o segmento de iogurtes, sobremesas e bebidas lácteas.

Foi fundador do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul e presidente da entidade ao longo de 25 anos. Também criou a Uniagro, empresa com mais de 50 anos de história no setor de alimentos, com o intuito de movimentar o ramo de especiarias, com a importação e exportação de produtos pouco conhecidos no mercado gaúcho. Anos depois, ampliou seu leque de itens, diversificando e importando azeites, vinhos, vinagres e outros produtos.

Na área sindical, nos últimos 41 anos, esteve à frente dos sindicatos e entidades patronais, como Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Porto Alegre, Conselho Regional do SESC e do Senac, Federação do Comércio Atacadista do Estado, Confederação Nacional do Comércio e Sindicato Atacadista do Rio Grande do Sul. De Marchi também é o responsável pela união dos cinco grupos do setor terciário, que atualmente formam a Fecomércio-RS.
Por: Mariana Mallmann - MTB 13542 / Agência de Notícias AL
Foto: Eduardo Quadros / Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário