Carlos Gomes homenageia pioneiros da imigração japonesa
Evento celebrará 55 anos do primeiro desembarque de japoneses no RS
Assessor Sergio Teixeira recebeu os organizadores do evento Tie Monma e Keiichi Koshimizu no gabinete de Carlos Gomes |
Os 55 anos de imigração japonesa no Rio Grande do Sul serão motivo de homenagem da Assembleia Legislativa, que concederá, por proposição do deputado Carlos Gomes (PRB), a Medalha da 53ª Legislatura aos primeiros imigrantes japoneses que pisaram o solo gaúcho. A entrega será feita em Gravataí, no próximo sábado (20), ao meio-dia, durante o Festival da Cultura Japonesa. Na programação, estão previstas apresentações de danças típicas e artes marciais, culinária, exposições, shows musicais, origami, comercialização de produtos japoneses e artesanato, shodô (caligrafia), taikô (tambor japonês), entre outras atrações que animarão o público entre as 9h e 17h na sede campestre da Associação de Assistência Nipo e Brasileira do Sul.
Receberão a láurea os japoneses Takayuki Kurihara, Masanori Iwakura, Mitsuhiro Takagi, Toshihiko Kubo, Mitsuya Harada, Rikio Tokunaga, Kuniharu Orita, Kenkichi Niho e Toshihiro Hioki. Em 1956, eles estiveram entre os 26 imigrantes que desembarcaram do navio Brasil-Maru no porto de Rio Grande. Venceram dificuldades culturais e econômicas e integraram-se a diversos setores da sociedade. “Essa homenagem é um reconhecimento do Parlamento gaúcho à contribuição da imigração japonesa para o desenvolvimento econômico, social e cultural de nosso Estado”, explica Carlos Gomes.
A sede campestre da Associação de Assistência Nipo e Brasileira do Sul fica no Beco Sayonara, 855 – Estrada RS 118, km 11, Gravataí.
Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa
Foto: Jorge Fuentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário