terça-feira, 2 de agosto de 2011

REGISTRO PROFISSIONAL

Fórum dos Conselhos Regionais declara apoio
a projeto de Carlos Gomes


Deputado participou de reunião ordinária do Fórum na sede estadual da OAB
O deputado Carlos Gomes (PRB) reuniu-se, nesta terça-feira (2), com integrantes do Fórum dos Conselhos Regionais das Profissões Regulamentadas do RS, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul. O parlamentar foi buscar apoio para o projeto de lei 245/2011, de sua autoria, que propõe a obrigatoriedade, nos concursos públicos, do registro do candidato nos respectivos conselhos profissionais no Estado do Rio Grande do Sul. Se for aprovada pelos deputados gaúchos, a medida valerá quando a vaga for destinada a cargos com prerrogativas de profissões regulamentadas.

O presidente da OAB/RS e do Fórum dos Conselhos Regionais, Claudio Pacheco Lamachia, saudou a iniciativa da proposição de Carlos Gomes, que foi apresentada pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física (CREF), Eduardo Merino. O projeto considera a legitimidade dos conselhos na elaboração de diretrizes para a profissão e na fiscalização de práticas dos filiados em conformidade ao seu estatuto específico e ao seu código de ética profissional.“Os conselhos são órgãos fiscalizadores e mantenedores da qualidade profissional. A exigência do registro profissional dotará a sociedade de mecanismos de defesa contra a prática leiga e irresponsável”, defendeu Carlos Gomes.

Também participaram da reunião a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles; o primeiro vice-presidente do Fórum, Flávio Koch (presidente do CRECI-RS); o 2º vice-presidente do Fórum, Zulmir Breda (presidente do CRC/RS); e o 1º vice presidente do CREA-RS, Moisés Souza Soares, além de presidentes e representantes dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do RS.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa
Foto: Adriana Pereira / Assembleia Legislativa

2 comentários:

  1. de que lado estamos afinal? pensei que estávamos do lado do povo, e não de uma minoria, plebiscito já no RS

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. (ou senhora!) Anônimo:
    Cada integrante do fórum representa uma categoria, ou seja, são milhares de profissionais gaúchos representados.
    Por isso, não sei a qual minoria o senhor ou a senhora se refere, talvez por desconhecer o projeto, que tem por objetivo garantir à população que os serviços prestados a ela sejam realizados por profissionais devidamente habilitados nos Conselhos, os quais têm, entre outras atribuições, o papel de exercer fiscalização sobre a conduta dos profissionais.
    Esse projeto tem recebido aclamação porque é bom para os BONS profissionais, bom para a população e bom para você também!
    Forte abraço
    Deus abençoe

    ResponderExcluir