sábado, 20 de agosto de 2011

PRB MULHER

Encontro estadual reafirma
a força da mulher republicana

2° Encontro Estadual do PRB Mulher debateu políticas de inclusão

Os caminhos para ampliar a representatividade da mulher na sociedade, no mercado de trabalho e nos diversos espaços de poder estiveram em discussão no 2° Encontro Estadual do PRB Mulher do Rio Grande do Sul, que reuniu em Porto Alegre, neste sábado (20), mais de 350 participantes de diversos municípios gaúchos.

Promovido com o objetivo de partilhar conhecimento e experiências e de promover o debate de ideias visando à afirmação dos direitos de mulheres e meninas, o evento contou com a presença de representantes do Poder Executivo Estadual e de lideranças republicanas. A mulher e o sindicalismo, a participação da mulher nos Legislativos municipais, as políticas de inclusão, a participação comunitária e as mulheres jovens em conflito com a lei foram alguns dos temas abordados durante o ciclo de palestras no auditório do Sesc Campestre. 

A presidente do PRB Mulher RS, Ledi Teixeira, avaliou o encontro como "um passo importante na construção de um Estado mais igualitário, em que as políticas para as mulheres possam receber a devida atenção da sociedade e do poder público". Para o presidente do PRB gaúcho, deputado estadual Carlos Gomes, a participação política da mulher republicana deve ser estimulada de forma permanente. "O PRB tem como marca o reconhecimento e a valorização do protagonismo das mulheres no desenvolvimento social e econômico do nosso país. Mas há um caminho longo pela frente rumo à igualdade de oportunidades - uma luta que deve ser não só das mulheres, mas de toda a sociedade".

O presidente do PRB de Porto Alegre, vereador Waldir Canal, saudou a atuação das integrantes do PRB Mulher da capital gaúcha. "É necessário que essa iniciativa seja ampliada. E para expandir a participação feminina, precisamos trabalhar para que o PRB Mulher seja fundado em todos os nossos diretórios municipais", lembrou o parlamentar, que também é vice-presidente estadual do partido. Durante o encontro, as republicanas gaúchas empossaram Sandra Delaqua, esposa do deputado Carlos Gomes, como presidente de honra do PRB Mulher.

Ao abordar a importância das mulheres nos Legislativos municipais, a vereadora de Viamão Silvana Leal chamou a atenção para papel das mulheres na transformação  social. "Os espaços não serão dados a nós se não corrermos atrás para conquistarmos. Não é só nosso direito, mas é dever de cada mulher participar da construção da realidade de nossos municípios", afirmou a vice-presidente estadual do PRB Mulher.

A Secretária Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Santana, lembrou o empenho do presidente de honra do PRB, José de Alencar, na defesa dos direitos das mulheres. "O Brasil perdeu um republicano, mas ganhou um exemplo. Quando procuramos José de Alencar, ele nos apoiou no projeto que institui a aposentadoria às donas de casa. Alencar falou do valor do trabalho das mulheres e se emocionou ao fazer referência à trajetória da própria mãe", lembrou.

A mulher e o sindicalismo foi o tema abordado pela advogada Ângela Castilhos. Para a assessora jurídica da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Cachoeirinha, a participação das mulheres na vida sindical - inclusive em posições de poder - traz crescimento não só para as mulheres, mas para toda a sociedade. "Precisamos pensar como construir a emancipação da sociedade para tratar com a devida atenção por parte dos sindicalistas a consciência de que as lideranças femininas são formadoras de opinião e de consciência", destacou.

Ao falar sobre a mulher e a comunidade, a educadora popular e líder comunitária Lúcia Martins lembrou sua trajetória no bairro Glória, da capital, onde conheceu os desafios que envolvem a luta por igualdade de oportunidades. "Fui a primeira mulher a participar do conselho do Centro Comunitário da Grande Glória, aos 16 anos. Lembro que meu pai me autorizou que eu participasse das reuniões, desde que ele me levasse". Atualmente, Lúcia é presidente do Clube de Mães do Jardim Cascata, ONG responsável por levar assistência social e cidadania às comunidades. "O caminho para a conquista de espaços se dá por meio do conhecimento das nossas potencialidades e do papel que podemos exercer na sociedade. É essa consciência que vai instrumentalizar a mulher a participar da construção de uma realidade melhor", observou.

A presidente da Fundação de Assistência Sócio-educativa do Rio Grande do Sul (Fase/RS) Joelza Mesquita  ministrou palestra sobre as mulheres jovens em conflito com a lei. Médica com mestrado em Pediatria, a especialista em violência doméstica apresentou o perfil dos adolescentes que cumprem pena de privação de liberdade na instituição. "A maioria cresceu sem a presença do pai. Entre as meninas, os motivos mais comuns de internação é o tráfico de drogas - muitas levadas para a criminalidade pelo namorado ou por homens da própria família". De acordo com a presidente da Fase, o principal desafio da instituição é diminuir a reincidência. Para Joelza, o caminho é criar oportunidades para que os jovens construam sua cidadania. "Eles não podem conquistar a liberdade tendo como única referência o crime. Para isso, precisamos criar meios para que eles possam enfrentar a realidade com novos referenciais", defendeu. Um show com o cantor Marcelo Finardi encerrou o evento no final da tarde.




Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Coordenação de Comunicação PRB/RS
Fotos: Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário